Fisioterapia Quiropráxica

O QUE É?

A Quiropraxia é uma técnica de manipulação articular que nasceu nos EUA em 1895 e atualmente é a segunda maior profissão no país. No Brasil trata-se de uma especialização da Fisioterapia que utiliza manipulações articulares para restabelecer o alinhamento de todo o corpo. A Fisioterapia possui este respaldo pela resolução nº 220/COFFITO.

O Fisioterapeuta Quiropraxista ou Quiropráxico (especializado em Quiropraxia) é o profissional que busca a promoção da saúde através de manobras indolores em que o terapeuta reposiciona as articulações de todo corpo, liberando assim o fluxo sanguíneo e de informações neurais. Devido à grande quantidade de nervos que passa nesta região, a coluna é o foco principal no tratamento.

As sessões duram em torno 40 minutos.

Diversas outras técnicas e recursos fisioterapêuticos podem ser agregados à Fisioterapia Quiropráxica potencializando ainda mais os resultados. Isso faz do Fisioterapeuta um profissional altamente qualificado para tratar as mais diversas afecções neuro-músculo-esqueléticas.


DIFERENCIAL DO TRATAMENTO:

O tempo de tratamento e o resultado final são os principais diferenciais da técnica. Em alguns casos o problema é resolvido em apenas uma sessão, além da Quiropraxia não tratar apenas a dor, mas sim a causa da dor.

Outros benefícios são observados como o menor uso de medicamentos, tratamento não invasivo e a segurança da técnica já comprovada.


INDICAÇÕES:

As principais condições tratadas com Quiropraxia são as patologias da coluna como: dor lombar, hérnia de disco, dor de cabeça por tensão, espondiloartroses, desvios posturais entre outros. No entanto, a prática não se restringe apenas à coluna. Fibrose, dor articular, capsulite, pubalgia, constipação e patologias envolvendo atletas são exemplos de casos tratados com a Quiropraxia. Poucos são os casos onde podem haver contra-indicações, no entanto, é importante sempre procurar um profissional especializado para o tratamento.