Acupuntura

O QUE É?

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais.

Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang.

A acupuntura trabalha fazendo que o corpo busque a homeostase, ou seja, trazendo o seu poder de auto-cura inato. A estimulação realizada produz a indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, aumento das capacidades imunológicas e controle da dor.


HISTÓRIA:

A acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos e teve sua origem na China, há mais de 2500 anos.

As raízes de sua filosofia estão nos ensinamentos tradicionais do Taoismo, que promove a harmonia entre os humanos e o mundo a sua volta, assim como um equilíbrio entre o yin e o yang.

Os primeiros acupunturistas utilizavam agulhas feitas com pedras e ossos, mas posteriormente começaram a criar agulhas de metal, como o bronze, ouro e prata.Originariamente, havia apenas 365 pontos de pressão no corpo, cada um correspondendo a um dia diferente do ano. Após algum tempo, esse número cresceu e chegou a mais de 2 mil pontos diferentes. Acredita se que a acupuntura teve inicio na china.

No começo do século XIX, os viajantes que haviam ido à China começaram a introduzir a acupuntura no Ocidente. Médicos na Europa e nos EUA começaram a fazer experimentos com esta técnica. Um dos maiores e primeiros devotos da acupuntura no Ocidente foi um acadêmico francês chamado de George Soulie de Morant.


BENEFÍCIOS:

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

De qualquer forma, a técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos, ortopédicos e até mesmo dermatológicos. Pode se curar também vícios, como alcoolismo, tabagismo, dependência de drogas.

Muito utilizada para perda de peso, enxaqueca, sinusite, diarreia, prisão de ventre, cólica menstrual.A acupuntura também é indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia. osteoartrose e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

Também indicada na reabilitação de pacientes que sofreram AVC (derrame).


A técnica pode ser utilizada em diferentes distúrbios:

  • Problemas Gastrointestinais: gastrites refluxo e outros;
  • Problemas respiratórios: asmas e outros;
  • Problemas musculares: lombalgia, cervicalgia, fibromialgias e outros;
  • Problemas Urológicos: incontinência;
  • Psicológicos: ansiedade e outros;
  • Neurológicos: AVC, Parkinson  e outros;
  • Ginecológicos: baixo de libido, infertilidade e outros;
  • Ortopédicos.

Acupuntura Estética

A vida saudável constitui-se inclusive de “se sentir bem”. Talvez, sentir-se bem seja o grande sentido da vida saudável. De nada adianta todos nossos órgãos estarem em perfeito funcionamento se quando nos olhamos no espelho nossa própria imagem não nos favorece.

Nosso corpo é um grande organismo vivo que se renova a cada segundo. A cada momento, milhões de células estão morrendo e outras tantas estão brotando dentro de nosso corpo em um ciclo de constante renovação. Com o passar dos anos, esse processo de renovação começa a cessar. Há um enfraquecimento da renovação celular e nossos órgãos, assim como nossa pele, já não apresentam mais o mesmo padrão a que estávamos acostumados. É neste momento que cada vez mais mulheres estão recorrendo à acupuntura estética.

A acupuntura estética é indicada para tratar rugas, olheiras, celulite, gordura localizada, estrias, acne, entre outros incômodos deste universo. Este tratamento mistura a tradição da acupuntura chinesa com correntes elétricas e técnicas complementares, com o diferencial de tratar os desequilíbrios de "dentro para fora", tornando os resultados estéticos mais duradouros e permanentes. Na visão da medicina chinesa, qualquer alteração no organismo humano é vista como um desequilíbrio energético, que aumenta a probabilidade do indivíduo desenvolver doenças que variam de dores crônicas à celulite. Essa disfunção pode ser tratada com a acupuntura.


Qual o objetivo do tratamento:

Tratar com técnicas simples e eficientes as disfunções energéticas que ocasionam o surgimento da obesidade, além, do tratamento da celulite, redução da gordura localizada na região abdominal, tratamento de estrias e rejuvenescimento facial.


Como o tratamento é realizado:

Todos os tratamentos são realizados por acupuntura, além de aplicar, em algumas técnicas, eletroterapia (eletroestimulador de agulhas) e moxabustão.


Tratamento da Obesidade:

O tratamento da obesidade por acupuntura tem um ótimo resultado, já que fornece ao paciente à condição de obter a perda de peso de uma forma equilibrada, reduzindo a ansiedade, melhorando a digestão, atuando no funcionamento intestinal, melhorando a qualidade de vida do paciente, sem medicamentos ou efeitos colaterais indesejáveis.


Tratamento da Celulite:

Através da melhora da circulação sanguínea e linfática local, ocorre um aumento da oxigenação tecidual, fazendo com que essa técnica permita não só o tratamento da celulite, mas também a melhora do aspecto da pele e da flacidez local.


Tratamento de Redução da Gordura Abdominal:

Esta técnica permite ao paciente perceber a redução do diâmetro abdominal a cada sessão. Além disso, apresenta uma melhora significativa na flacidez local.


Tratamento de Estrias e Cicatrizes:

O tratamento de estrias e cicatrizes permite a redução de até 70% no aspecto da lesão, assim como a melhora de retrações e aderências.


Tratamento de Rejuvenescimento Facial:

É um tratamento mais procurado em todas as clínicas que já trabalham com esta técnica por ser natural e não utilizar ácido ou botox. O paciente percebe uma melhora já na primeira sessão. Através do aumento da circulação sangüínea e linfática local, há um aumento do tônus e do colágeno da pele, atenuando as rugas e as marcas de expressão, e melhorando o aspecto geral da pele.


Tratamento de Gordura Localizada:

Técnica para eliminar a concentração de gordura em áreas determinadas do corpo. Uma corrente elétrica indolor aplicada nas agulhas promove a perda de água pelas células de gordura e consequente perda de medidas. Técnica indicada para abdome e glúteos principalmente.


Auriculoterapia Chinesa

A auriculoterapia chinesa faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa. Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura sistêmica (corpo), que é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países e tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde nos aspectos preventivos e curativos. Nas últimas décadas, a técnica vem se difundindo por todo o mundo em função da crescente aceitabilidade pelas comunidades científicas, após estudos que vem sendo realizados sob uma perspectiva ocidental e com métodos de investigação modernos.


Indicações:

A auriculoterapia é eficaz no tratamento de problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro e tornozelo. Distúrbios hormonais associados à menopausa, tireoide e problemas menstruais. Doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, além de problemas digestivos.

Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tenha um componente de dor, como dor lombar e de cabeça, incluindo dor do câncer extremo e herpes zoster, se diagnosticada no início. É indicada também para tratar problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial. Problemas emocionais e ansiedade que envolvem o sistema nervoso central. Contribui para tornar os pacientes mais sensíveis à terapia medicamentosa, alterando o metabolismo, aumentando assim a absorção e eliminação. Pode ser usado para tratar eficazmente vícios.